Espaço Educativo

Versão para download

Caderno do professor

Criado a partir da Cartilha Piano Brasil VII do maestro Ricardo Prado (gentilmente cedida por Cíntia Pereira e adaptado por Suley Avellar e Ana Carolina Oliveira)

"Muitos cientistas já buscaram estudar as sensações e efeitos que o hábito de ouvir música causa em nosso corpo e mente. Entre as maiores descobertas, estão a liberação de importantes substâncias em nosso organismo, ligadas principalmente ao prazer, e a estimulação de diferentes áreas do nosso cérebro.
Ao ouvir alguma música, você e sua turma certamente estiveram em contato com emoções, pensamentos e sensações físicas causadas pelo que ouviram."

Maestro Ricardo Prado
 

1. LINHA DO TEMPO DOS COMPOSITORES

A partir dos conteúdos explorados nesta instalação, propor aos alunos, na escola, a visita ao site MUSICA BRASILIS (www.musicabrasilis.org.br)

Passo- a- passo :

- clicar no item COMPOSITORES;

- escolher o compositor  para conhecer sua linha do tempo;

- clicar no item vídeo, de acordo com o compositor escolhido, e selecionar a música .

Refletindo sobre o tema

A música desperta sentimentos em todos que a escutam ?

Debata com a turma sobre como a música pode despertar sentimentos diferentes, dependendo de quem a escuta.

- O que é mais importante: o conteúdo da música ou a interpretação de quem ouve?

- A música pode despertar qualquer sentimento?

- Após a audição da canção selecionada,  proponha ao grupo uma “roda de prosa” em que sejam abordados os seguintes pontos:

  • Porque este compositor foi o escolhido?
  • Qual o gênero de música deste compositor?
  • Que emoções foram sentidas ao ouvirem a música escolhida?

Durante a “roda de prosa” peça a um aluno voluntário que escreva no quadro abaixo:

 

Título da música                                     Gênero                                       Sentimento experimentado ao ouvir a música

 

 

- Observe junto com o grupo quais os sentimentos mais presentes.

2. INSTRUMENTAL

"'Todos os sons que ouvimos são o resultado de ondas se propagando, geradas a partir de uma fonte sonora. Estas ondas que chegam aos nossos ouvidos são processadas por nosso cérebro e assim reconhecemos o que estamos ouvindo. Dependendo do material de que é feita a fonte sonora, estes sons podem ter características diferentes. Graças a isto, existem diferentes instrumentos musicais, que são feitos de diferentes materiais. O piano, por exemplo, é um instrumento de cordas com um grande corpo de madeira. Os sons do piano são gerados a partir das cordas percutidas quando o pianista aperta suas teclas. Estas cordas começam a vibrar junto com todo o corpo do instrumento e este som se propaga no ar até chegar aos nossos ouvidos.''  

Maestro Ricardo Prado

De que é feita a música?

Sabemos que a principal matéria-prima da música é o som. Mas como o som acontece?

A partir dos conteúdos explorados nesta instalação, propor aos alunos, na escola, a visita ao site MUSICA BRASILIS

Passo- a- passo :

- clicar no item INSTRUMENTOS;

- selecionar a “família” do instrumento escolhido;

- clicar no item vídeo, de acordo com o instrumento escolhido .

Após a apresentação do instrumento escolhido, proponha ao grupo uma “roda de prosa” em que alunos voluntários possam expor ao grupo, a partir da exposição do instrumentista,  o que compreenderam sobre o instrumento selecionado.

- Perguntar se algum aluno toca aquele instrumento que acabaram de assistir a apresentação em vídeo.

- Que outros instrumentos são executados por alunos ali presentes?

- Peça aos alunos que descrevam o instrumento de predileção de cada um dos participantes

Mão na massa

 Nesta atividade a turma entrará em contato com a geração da matéria prima da música: o SOM. Estimular a criatividade e a percepção auditiva são alguns dos objetivos dessa oficina.

 

1.Fontes sonoras - Confecção de instrumentos musicais feitos de diferentes materiais:

  •  Chocalho ( Maracá tartaruga)

 

Materiais:

- fundo de garrafa pet ;

- EVA,

- cola,

- barbante;

- 1 botão

- tesoura

- molde de cartolina

- grãos, pedrinhas, etc

 

Passo-a-passo:

1.Cortar o EVA, no formato do corpo da tartaruga, a partir do molde;

2.Colocar o fundo pet sobre o EVA cortado

3.Com o auxílio de uma agulha de fundo largo, costurar o fio de barbante, prendendo o EVA na pet;

5. Riscar no EVA um círculo para colocar na base da tartaruga; cortar e colar na base da tartaruga;

6. Finalizar o maracá tartaruga, colando um botão de tamanho médio no alto do casco.

 

  •        Guitarra de caixa de papelão

Materiais:

- caixa de papelão

(redonda, quadrada ou retangular);

- 1 tubo de papelão;

- elástico;

- cola;

- tesoura;

- alfinetes de mapa

 

Passo-a-passo:

1. Com auxílio de compasso e estilete, abrir uma fenda circular sobre a tampa da caixa.

2.Cortar diversas fendas em uma das extremidades do tubo;

 

3.Espalhar cola e colocar o tubo em uma das laterais da caixa 

4.Colocar os elásticos na posição das 6 cordas da guitarra, fixando-os com alfinetes de mapa.

5.Colocar na parte superior da caixa, sob os elásticos um apoio de madeira ou papelão, para ampliar a sonoridade.

 

  •    Castanholas

Materiais:

- papelão;

- tampinhas de refrigerante (plástico ou lata);

- cartolina verde ;

- cartolina branca;

- 4 continhas redondas para os olhos

- cola;

- tesoura

Passo-a-passo:

1.Cortar o papelão e as cartolinas no feitio ovalado;  os olhos e a cinta no feitio apropriado;

2.Colar  a cartolina branca sobre o papelão  cortado;

3.Cortar o excedente da cartolina branca no feitio dos dentes do “jacaré”;

4.Colar a cartolina verde sobre a branca;

5.Colar  os olhos sobre a cartolina verde e  a tampinha dentro da “boca do jacaré”;

6.Colar  uma alça de cartolina verde sobre a cabeça do “jacaré” para ajustar a mão ao “instrumento”.

 

  •  Tambor de lata

Materiais:

- latas de tamanhos diversos;

- EVA

- elástico

- balões de encher

- fita adesiva colorida para decorar

- cola

Passo-a-passo:

1.Cortar o balão;

2.Colocar o balão sobre a “boca” da lata, esticando bastante e , em seguida, colocar o elástico;

3.Colar EVA em volta da lata e decorar a gosto.

Professor (a) pesquise com seus alunos outros instrumentos que poderão ser produzidos na sala de aula, com a utilização de sucata. Pesquise na internet sobre Walter Smetak e também sobre o trabalho do grupo Uakiti.

  • Jogo da percepção 

Para este jogo, um aluno deve estar no centro da sala, com os olhos fechados. O resto da turma se posiciona ao seu redor. Escolha um aluno de cada vez para fazer um som (pode ser uma palma, estalo, ou um som feito com a voz). O aluno que está no centro da sala deve apontar para o lugar de onde veio o som e, caso seja o som da voz, deve tentar identificar o nome do colega que fez o som.

Nesta atividade, que estimula a percepção auditiva, cada aluno é uma fonte sonora e o som irá se propagar pelo ar na sala de aula. Troque o aluno que fica no meio da sala e também a posição dos outros alunos ao redor dele, para mais desdobramentos da atividade. 

 

Os alunos encontrarão os seguintes jogos musicais:

- Puzzle Musical

- Mesa de Mix

- Mesa de Compor

3.Propagação do Som

Você também pode fazer com a turma experiências simples com a propagação do som nos diferentes materiais.

  •       Amarre um talher de metal no centro do barbante de forma que as pontas do barbante fiquem livres.
  •       Em seguida, segure as pontas do barbante, bata o cabo do talher na borda de uma mesa e ouça.
  •       Agora, coloque cada ponta do barbante em uma orelha e bata o talher novamente na mesa e ouça.
  •       Observe com a turma que na primeira vez, o som se propagou pelo ar. Na segunda, o som do garfo se propaga pelo barbante.
  •       Qual a diferença entre o som que chega aos nossos ouvidos pelo ar e o som ouvido pelo barbante? (Note que o som se propaga melhor através do barbante.)

Você pode fazer também um telefone com dois copos plásticos e o barbante. 

  •        Passe cada ponta do barbante no furo feito no copo e dê um nó para que o barbante não saia pelo furo.
  •        Coloque um aluno em cada copo que está na extremidade do barbante, e peça que conversem.
  •        Observe que para haver a comunicação entre os alunos através do telefone de barbante, o ar que emitimos ao falar faz com que o copo e o barbante vibrem, e esta vibração se propaga pelo barbante até a outra extremidade.

4.Música pra que? 

Desde as civilizações mais antigas, a música tem diferentes funções na vida social do ser humano. Existe música para comemorar, celebrar, divertir, lamentar, lembrar...A música faz parte da nossa vida diariamente e está em vários lugares: shows, festas, nos templos religiosos, em casa, na escola, na rua e também na televisão.

Maestro Ricardo Prado

Objetivo

Debater com a turma sobre as inúmeras funções sociais da música, estimulando o pensamento crítico.

  •      Organizar com o grupo uma “roda de prosa”, em que serão debatidas diversas questões, tais como:

- Para que serve a música em nossa sociedade?

 - Existem diferentes tipos de música para cada situação da nossa vida cotidiana?

- Existe alguma relação entre as características musicais de uma canção e a sua função social?

Contextualização da atividade

Desenhe a seguinte tabela no quadro negro:

Contexto (local, situação,etc)                            Estilo musical                                       Características 

Festa                                                                     (Funk, axé, pagode, rock etc. )               (Música dançante, animada) 

Televisão                                                              (Jingles de comerciais )                          (Músicas curtas, fáceis de aprender, com o objetivo de vender produtos )

Religião                                                                 (Gospel, música clássica )                      (Música com a letra voltada para a espiritualidade) 

Estádio de futebol                                                (Cantos de torcedores )                          (Músicas curtas, fáceis de aprender e animadas para incentivar o time )

Carnaval                                                                 (Samba, frevo, axé )                               (Músicas animadas, para dançar. )

Outros

 1)  Pergunte aos alunos em quais situações a música está presente em suas vidas. Preencha a coluna “contexto” com as respostas da turma. Você também pode dar sugestões.

2)  Em seguida, preencha a coluna “estilo musical” com os de tipos de música que a turma acredita que são adequados para cada tipo de situação.

3)  Por fim, preencha a coluna “características”, descrevendo os estilos musicais citados pela turma. Ao descrever as características da música, pense no andamento (rápido ou devagar), na melodia, duração (curta ou longa) e também no conteúdo da letra.

Ao final, debata com a turma sobre a relação entre as situações do dia-a-dia e o tipo de música que é mais adequado para cada uma delas. Como as características musicais influenciam na função social de uma música?

 

Música Brasilis