Instrumentos

As informações apresentadas nesta seção pretendem dar uma visão panorâmica sobre os instrumentos utilizados nas práticas associadas à música escrita. São abordados tanto instrumentos utilizados em orquestras, quanto aqueles empregados na música popular desde o século XVI até os dias de hoje. Os conteúdos apresentados originam-se parcialmente da pesquisa desenvolvida pela doutora em musicologia histórica Mayra Pereira que, em sua tese, investigou os diversos aspectos da presença dos instrumentos musicais no Rio de Janeiro nos períodos colonial e imperial.

Instrumentos de Teclado

Os instrumentos de teclado são aqueles em que os sons são produzidos pela ação de teclas.

Mais...

Instrumentos de Percussão

Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.

Mais...

Instrumentos de Sopro

Os instrumentos de sopro surgiram quando os homens primitivos sopraram ossos e bambus e descobriram que podiam emitir sons similares ao cantar dos pássaros. Em geral, são formados por um tubo, sendo o som produzido pela passagem de ar em seu interior. Quanto maior e mais largo é o tubo, mais grave é o som que produz. Pertencem a esta família as madeiras, instrumentos originalmente construídos em madeira, e os metais.

Mais...

Instrumentos de Cordas

Os instrumentos de cordas são aqueles cujo o som é produzido pela vibração de uma corda presa em suas extremidades. Quanto mais longa e mais grossa a corda, mais grave é o som emitido e vice-versa.  A quantidade de cordas nos instrumentos desta família varia muito, podendo ter uma, como o berimbau, ou mais de quarenta, como a harpa.

Mais...