Almeida Prado's Primer of Rhythm for Piano

Preface to the first edition

 

Alongside the transformations which occurred in the harmonic language of Western classical music of the 20thcentury, from the growing dilation of tonality up to its total weakening and the emergence of a new free language, rhythmic structures went...

Veja mais
A Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado
Prefácio da primeira edição

Paralelamente ao processo de transformação da linguagem, com a crescente dilatação da tonalidade até a sua total supressão e o surgimento de uma nova linguagem livre, a criação musical do século XX assistiu a um processo semelhante no campo da estrutura rítmica, com a...

Veja mais
About Brazilian music
1. Colonial period (to 1822).

Relatively little is known about art music activities and composition during the first two centuries of Brazilian history. The substantial documentation attesting to important musical activities in Pernambuco (Olinda, Recife) and Salvador, Bahia, was not compiled...

Veja mais
Sonatinas para piano de José Siqueira: um breve relato

Durante séculos, na história da música ocidental, a forma-sonata tem sido um dos meios preferenciais - tanto para intérpretes quanto para compositores - na expressão de obras primas, e que estabeleceu-se definitivamente no século XVIII, sobretudo na escrita para o piano.

Segundo Charles...

Veja mais
Festival da Record de 1967 - 50 anos

Entre setembro e outubro 1967, aconteceu em São Paulo um dos mais memoráveis eventos da música no Brasil, o III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record.  Naquele ano, o Teatro Record Centro, localizado na Av. Brigadeiro Luís Antônio, centro de São Paulo, recebeu o festival em...

Veja mais
Travels in Brazil (1817-1821) by Spix and Von Martius

It is probably difficult to imagine today just how captivating a place Brazil was for 19th Century Europeans. Curious travellers found a whole new universe unveiling itself before their eyes. Under instruction from their countries of origin, they set about mapping, describing and documenting its...

Veja mais
Darius Milhaud no Brasil

A música brasileira deve sua riqueza e diversidade aos cruzamentos de influências. O caldeirão começa a ferver no início do século 20, quando as fronteiras entre os gêneros clássico e popular se tornam mais fluidas.

Há exatos 100 anos, em 1917, em pleno carnaval do primeiro samba gravado...

Veja mais
Modinha: between classical and popular

            Modinha is deeply rooted in Brazilian music and it is responsible for the romantic lyricism of our songs and for the tenderness, softness and lovingness found in our music. However, modinha has always transited between the classical and the popular, at times inclining to one side, at...

Veja mais
Bossa Nova

Bossa Nova combined traditional music, samba, with a more sophisticated harmony, modernising and internationalising Brazilian popular music. Officially, it is said that Bossa Nova came into being one day in August 1958, when a double album of 78 revolutions by the singer and guitarist João...

Veja mais
Biennials of Contemporary Brazilian Music - a brief history

In 1969, Edino Krieger organised the first edition of the Guanabara Music Festival. This inspired the realization of the First Contemporary Brazilian Music Biennial, five years later, with the support of Myrian Dauelsberg, administrator of Sala Cecília Meireles, a renowned concert hall in Rio de...

Veja mais
Bienais de Música Brasileira Contemporânea - um breve histórico

Em 1969, Edino Krieger foi o responsável pela organização da primeira edição do Festival de Música da Guanabara. Essa iniciativa inspirou a realização da I Bienal de Música Brasileira Contemporânea, cinco anos mais tarde, com o apoio da diretora da Sala Cecília Meireles, Myrian Dauelsberg. As...

Veja mais
A história do Carnaval

Muita gente pensa que o Carnaval é uma festa tipicamente brasileira, mas na verdade ele tem origem bem mais antiga. Está associado a cultos agrários da Grécia Antiga (por volta do séc. V a.C.). Com o advento da agricultura, a fertilidade do solo e colheita eram celebradas todo ano. Nos...

Veja mais
Quero ver isso de Maxixe! Das origens na Cidade Nova à internacionalização do maxixe

O maxixe surgiu entre o “fin de siècle” e o debut do século passado, durante o inicio do processo de industrialização e urbanização das principais cidades brasileiras e da belle époque, se apresentando inicialmente como dança e só depois originando a música para seu o acompanhamento. Tanto a...

Veja mais
Lundu: origem da música popular brasileira

O lundu tem uma proveniência adversa. Sabe-se que deriva da musicalidade dos negros de Angola e do Congo, que levaram para o Brasil a sua tradicional dança da umbigada (semba, em quimbundo). No século XIX, o português Alfredo de Morais Sarmento descreveu uma dança “essencialmente lasciva”, capaz...

Veja mais
Choro
Primarily instrumental, Choro is one of the most original musical styles in Brazil, its origins extending back to the 19th century. Borns in Rio de Janeiro, Choro rose to national prominence and became a symbol of Brazilian culture. It is said that the "father of choro" was Joaquim Callado Jr., a...
Veja mais
Notações e cartesianismo

Resumo

As notações musicais foram criadas em ambientes eruditos que praticavam a escrita literária e sistemas teóricos e especulativos objetivados em manuscritos. As extra europeias cuidaram de sugerir movimentos melódicos mediante signos alinhados e paralelos a textos literários; elas...

Veja mais
Planos de aula

Caderno do professor

Criado a partir da Cartilha Piano Brasil VII do maestro Ricardo Prado (gentilmente cedida por Cíntia Pereira e adaptado por Suely Avellar e Ana Carolina Oliveira)

"Muitos cientistas já buscaram estudar as sensações e efeitos que o...

Veja mais
Brazilian colonial music

At the beginning of the 18th century, gold has been discovered at Minas Gerais, which became the target of a great number of explorers. As a consequence of the “golden” era, a fine artistic movement has flourished, called “colonial art”, as Brazil was still a colony of Portugal at the time....

Veja mais
Brazilian Tango

The Brazilian tango is an ill-defined genre. A comparison, for example, between tangos by Ernesto Nazareth, Eduardo Souto (“O Despertar da Montanha”, “Do Sorriso da Mulher Nasceram as Flores”) and Henrique Alves de Mesquita ("Ali Baba") reveal different characteristics. Fortunately Nazareth gave...

Veja mais
Carnival

Some people think that Carnival is a typical Brazilian festivity, but it has a very ancient origin. It is associated with agrarian cults of ancient Greece (about the fifth century BC). With the advent of agriculture, the fertility of the soil and crops were celebrated every year. Over the...

Veja mais
A brief history of the Brazilian national anthem

Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865), renowned cellist and composer, wrote in 1823 an anthem celebrating the proclamation of independence of Brazil. Admirer of the “Marseillaise”, he believed that an anthem should be vibrant and triumphant, more suited to celebrate a heroic event, as was his...

Veja mais
Modinha: entre o erudito e o popular

A modinha está nas mais profundas raízes da música brasileira, responsável pelo lirismo romântico de nossas canções e pela docilidade, suavidade e amorosidade que encontramos em nossa música. Sempre, entretanto, a modinha transitou entre o erudito e o popular, ora tendendo para este, ora para...

Veja mais
Villa-Lobos e a oficialização do canto orfeônico

Esse artigo tem origem no seminário organizado pelo Museu Villa-Lobos a 23/09/2013, do qual participei com Renato Giglioli. Foi muito proveitoso ouvir o detalhado histórico por ele desenrolado, sobre o surgimento e a consolidação de movimentos corais/orfeônicos na Europa e nos EUA, sobretudo a...

Veja mais
Tango Brasileiro

O tango brasileiro é um gênero mal definido. Uma comparação, por exemplo, entre os tangos de Ernesto Nazareth, Eduardo Souto (“O Despertar da Montanha”, “Do Sorriso da Mulher Nasceram as Flores”) e Henrique Alves de Mesquita (“Ali Babá”) revelará características bem diferentes. Felizmente...

Veja mais
Uma breve história do Hino Nacional Brasileiro

Violoncelista e compositor consagrado, Francisco Manuel da Silva (1795/1865) compôs em 1823 um hino em comemoração à Proclamação da Independência do Brasil. Admirador da “Marselhesa”, ele achava que um hino vibrante e triunfal, como o seu, era mais adequado à celebração do acontecimento do que o...

Veja mais
O jovem Dorival

O rapaz de bigode na foto abaixo é o Mestre Caymmi aos 21 anos, entre os amigos Maltez e Pedreira. Na época, movido por sua extraordinária musicalidade, ele já cantava, compunha, tocava violão e até liderava um conjunto vocal, “Os Três e Meio”. Além do líder, integravam o conjunto seu irmão...

Veja mais
Lá na Carioca tem uma roleta para se jogar

Em abril de 1913, o chefe-de-polícia do Rio de Janeiro declarou que “o jogo permaneceria liberado até que o governo resolvesse o contrário". No dia 2 de maio, os repórteres Castellar de Carvalho e Eustáquio Alves, do jornal “A Noite”, instalaram no largo da Carioca uma roleta com o cartaz “Jogo...

Veja mais
A Valsinha do Chico e do Vinícius

Segundo o Aurélio, a palavra "rodar" tem 25 significados, entre os quais "caminhar", que Chico Buarque usa no final da primeira estrofe de "Valsinha".

"Um dia ele chegou tão diferente de seu jeito de chegar

olhou-a dum jeito muito mais quente de que sempre costumava olhar

e...

Veja mais
Neukomm no Brasil

Sigismund Neukomm (1778 – 1858), o aluno predileto dos últimos anos de Joseph Haydn, é quase um desconhecido, apesar da qualidade de sua música e do sucesso de que desfrutava em sua época. Viajante incansável, trocou o país natal, a Áustria, pela França, passou pelas (principais) cortes...

Veja mais
Música Colonial Brasileira

Em meados do século XVIII, Minas Gerais viveu uma grande “corrida ao ouro”. Uma grande quantidade de pessoas migrou para lá a fim de explorar as jazidas existentes na região de Vila Rica (atual Ouro Preto). A riqueza gerada por essa produção de ouro acabou por criar uma sociedade refinada nessa...

Veja mais
Jovem Guarda

Roberto, Erasmo e Wanderléa

O mundo já não era o mesmo. Uma onda estourou, trazendo uma nova visão do mundo. Cor, musicalidade e energia. A juventude dava o seu grito de independência. Esses eram os loucos anos 60 e o Brasil não perdeu essa onda. Influenciados pelos Beatles, jovens...

Veja mais
Festivais da Canção

Edu Lobo e Marília Medalha

Os Festivais da Canção, que tiveram seu auge no fim dos anos 60, foram eventos musicais que possuíam um apelo similar a uma final de Copa do Mundo dos dias de hoje, tamanha a mobilização da população que, literalmente, vestia a camisa de seu cantor e/ou...

Veja mais
Choro
O choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta o século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira. Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio...
Veja mais
Bumba meu Boi

Os brancos trouxeram o enredo da festa; os negros, escravos, acrescentaram o ritmo e os tambores; os índios, antigos habitantes, emprestaram suas danças. E a cada fogueira acesa para São João, os festejos juninos maranhenses foram se transformando no tempo quente da emoção, da promessa e da...

Veja mais
Bossa Nova

A Bossa Nova uniu a música tradicional, o samba, com uma harmonia mais sofisticada, modernizando e internacionalizando a música popular brasileira. Oficialmente, diz-se que a Bossa Nova começou num dia de agosto de 1958, quando chegou às lojas de discos um álbum duplo de 78 rotações, do selo...

Veja mais
A Viagem musical de Spix e Von Martius (1817 - 1821)

Talvez não seja fácil, hoje, imaginar o fascínio que o Brasil exercia no europeu no início do século XIX. Todo um novo universo se desvendava aos olhos de viajantes curiosos, enviados em missões por seus países de origem, com a tarefa de mapear, descrever, retratar, fazer levantamentos...

Veja mais