Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.
Costuma-se dividir os instrumentos de percussão em dois grupos principais: os de altura indefinida, como o chocalho e o tamborim, e os de altura definida, que geram uma nota musical específica, como o tímpano, a marimba e o xilofone.
A família da percussão compreende inúmeros instrumentos, de diversos formatos e tamanhos, e podem ainda ser de simples ou complexa construção.
A vibração do próprio instrumento (instrumentos idiofônicos) ou de uma membrana esticada fixada a ele (membranofones) faz com que tons ou ruídos sejam emitidos quando os instrumentos são batidos, agitados, raspados ou friccionados.
Os instrumentos de percussão são os mais antigos instrumentos musicais e remontam aos primórdios da civilização humana. Seu uso está relacionado a festas e celebrações religiosas e profanas, cerimônias fúnebres, danças e muitos outros eventos. São encontrados em todas as culturas e em todos os continentes e são indispensáveis, até os dias de hoje, a praticamente todos os gêneros e estilos musicais.