Início do conteúdo

Seminário Internacional de Preservação Digital

14/06/2023

VI Seminário Internacional de Preservação Digital

De 14 a 16 de junho de 2023 serão realizados o VI Seminário Internacional de Preservação Digital – (SINPRED) e, em paralelo, o VIII Encontro Nacional da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, uma iniciativa da Rede Cariniana / IBICT em parceria com o Instituto Musica Brasilis.

O VI Seminário Internacional de Preservação Digital – SINPRED objetiva promover o intercâmbio de informações e experiências entre os parceiros da Rede Cariniana, pesquisadores e usuários de modo a fortalecer a preservação digital em todas as regiões do país e da América Latina, difundindo o uso de soluções e tecnologias, bem como a discussão  de novos serviços que possam ser oferecidos pela Rede.

O VIII Encontro da Rede Cariniana e da Rede de Pesquisa Dríade é o encontro nacional das instituições parceiras, representantes e colaboradores da Rede Cariniana com o objetivo de compartilhar experiências e a complexidade das atividades na inserção de instituições no contexto da preservação digital. A expectativa é que nesta oportunidade, o trabalho a ser divulgado nas reuniões técnicas possa ser enriquecido com o debate das ideias e do conhecimento individual sobre o desenvolvimento da área.

Como um dos parceiros da Rede Cariniana, o Instituto Musica Brasilis participa das discussões sobre metodologias de preservação digital aplicáveis ao universo GLAM: Galerias, Bibliotecas, Arquivos, Museus. Essas metodologias estão sendo postas em prática no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras.

O VI SINPRED e o VIII ENCONTRO DA CARINIANA aguardam representantes de instituições parceiras, entre as quais as detentoras de acervos de partituras, e colaboradores da Rede Cariniana, usuários do OJS/SEER, pesquisadores e demais interessados na preservação digital: bibliotecários, arquivistas, museólogos, técnicos de informática, gestores de sistemas de informação, estudantes, pesquisadores, entre outros profissionais.

Informações

Tema: Programas e projetos de preservação digital

Período: Junho de 2023, dias 14, 15 e 16.

Modalidade: híbrido (presencial e online)

Locais:

- Biblioteca Nacional (dia 14 de junho de 2023)

- Museu do Ingá (dia 15 de junho de 2023)

- Fundação Getúlio Vargas (dia 16 de junho de 2023)

Programação

 

10 anos da Rede Cariniana

Entre os dias 11 e 13 de julho de 2022 foi realizado em Brasília / DF o Seminário Internacional de Preservação Digital. Organizado pelo Musica Brasilis em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) / Rede Cariniana, o evento contou com a presença de especialistas e pesquisadores, além de representantes de instituições parceiras. O evento também contou com a realização de workshops de capacitação profissional, com ênfase na área de preservação digital.

A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Rede Cariniana foi implantada em 2012, com base em uma infraestrutura descentralizada e que conta com a participação das instituições detentoras de documentos e sua infraestrutura, em um ambiente padronizado e de segurança que garante o acesso permanente e o armazenamento monitorado dos documentos digitais. Gradativamente, esse serviço foi estendido a 13 instituições parceiras e atende a 150 instituições com publicações de acesso livre como a Rede SciELO, armazenando mais de dois mil títulos de periódicos, além da preservação de repositórios institucionais. Desde então, a Rede Cariniana tem se destacado como uma das principais referências em Preservação Digital no Brasil. 

No primeiro dia do Seminário, pesquisadores e especialistas puderam escolher entre os quatro workshops oferecidos: Preservação de Periódicos, com Alicia Wise (CLOCKSS); Preservação de Repositórios, com Marisa De Giusti (Universidade de La Plata); Preservação de Dados, com Sonia Barbosa (Dataverse Project); e Preservação de páginas web, com Daniel Gomes (Arquivo.pt).

No segundo dia, na cerimônia oficial de abertura - realizada no Centro de Excelência do Jardim Botânico de Brasília (JBB), o coordenador da Rede Cariniana Miguel Ángel Márdero Arellano deu as boas-vindas ao lado de Marco Antônio Veronese, superintendente do Centro de Excelência do JBB; Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do Ibict; Luiz Carlos Ramiro Junior, presidente da Fundação Biblioteca Nacional; e Rosana Lanzelotte, diretora Geral do Instituto Musica Brasilis. Houve também uma apresentação musical de violino por Alessandro Borgomanero, violinista e professor da Universidade Federal de Goiás e uma série de homenagens a pessoas que têm se destacado no meio da Preservação Digital pela artista plástica Narcisa de Fátima Amboni, que presenteou alguns participantes com obras pintadas por ela.

Miguel Arellano apresentou uma retrospectiva da Cariniana, destacando os principais acontecimentos desde a criação da Rede, em 2012, que surgiu da necessidade de se criar uma rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, com o objetivo de garantir seu acesso contínuo a longo prazo. Para o coordenador, o planejamento de políticas e requisitos técnicos para acesso, verificação, arquivamento, armazenamento e reuso dos dados, assim como, a formulação de serviços de preservação que colaboraram na organização dos acervos digitais a serem preservados na Cariniana é uma tarefa contínua.

Ainda neste dia, os convidados internacionais foram entrevistados por representantes de instituições brasileiras e puderam apresentar o cenário atual de cada entidade, além de trocar experiências a partir das perspectivas e realidades de cada região. Houve ainda uma série de apresentações de novos serviços pelos respectivos responsáveis: a Revista Brasileira de Preservação Digital, o Glossário da Rede Cariniana; o Diretório de Periódicos Científicos preservados na Rede Cariniana; o e-book “Ecossistemas e inovações tecnológicas: da construção às boas práticas”; o e-book “Hipátia: modelo de preservação para repositórios arquivísticos digitais confiáveis”; o novo site da Rede Cariniana (em breve); a Minuta de Política de Preservação digital de coleções em repositórios e bibliotecas digitais; o Arquivamento web do Ibict; o Programa de Formação em Preservação Digital e o Plano de Gestão de Dados FAIR: proposta de um modelo nacional.

O terceiro dia do encontro foi dedicado a apresentações sobre o andamento do trabalho e de serviços das instituições parceiras da Rede, reunião com representantes parceiros, apresentação das linhas e grupos de estudo e de projetos e pesquisas produzidas pelo grupo de pesquisa Dríade. A diretora do Ibict, Cecilia Leite, esteve presente no encerramento do evento, que contou com uma homenagem ao coordenador da Cariniana.

Programação do Seminário e participantes:

   

Seminário de Preservação Digital:

 

 

Apresentação de Rosana Lanzelote - Instituto Musica Brasilis - Encerramento do Seminário: