Início do conteúdo

Já raiou a Liberdade - D. Pedro I compositor e a música de seu tempo

31/12/2024

Livro sobre D. Pedro I compositor revela fatos inéditos de sua biografia

D. Pedro I era músico – tocava oito instrumentos – e compositor, facetas pouco conhecidas de sua biografia. Além do Hino da Independência, compôs diversas obras, sempre visando promover a valorização da nova Nação brasileira.

Depoimentos

"O que nós devemos a D. Pedro I? O Brasil --- e o piano!"
Ruy Castro, escritor, membro da Academia Brasileira de Música

"Pesquisa  primorosa, fotos lindas, projeto gráfico e impressão de altíssima qualidade!  O toque de modernidade é o acesso  por QR-Codes  às obras descritas no livro. Puro encantamento!" Daisy Gil Ketzer, assessora do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Já raiou a Liberdade coloca, a partir de estudos inéditos e aprofundados, a correta posição de D. Pedro I em nossa história, não apenas como um príncipe libertário, mas como um músico de elevado talento e pleno domínio do artesanato composicional. Também nos revela a densidade e qualidade técnica deste estudo-biografia, praticado por uma das maiores instrumentistas e conhecedora da realidade histórica e musical brasileira, Rosana Lanzelotte." Maestro Júlio Medaglia

"Um convite para conhecermos a trajetória do “rei-orquestra”, que dominava vários instrumentos e que compôs obras publicadas em Lisboa, Porto, Paris e Londres."
Maurício Vicente Ferreira Junior, historiador, Diretor do Museu Imperial

"Rosana Lanzelotte tanto tem feito, como intérprete, pesquisadora e gestora cultural pela causa da redescoberta e da divulgação da música no Brasil, e aqui, mais uma vez, nos demonstra como o rigor e a profundidade da investigação podem conviver com o talento de uma excelente contadora de histórias."
Rui Vieira Nery, musicólogo, Universidade Nova de Lisboa

"Dom Pedro I era um músico talentoso, compositor de obras como o Hino da Independência. É sobre isso que trata a nossa maior cravista do Brasil, Rosana Lanzelotte, nesse belíssimo livro, fartamente ilustrado, com QR-Codes para se acessar as músicas. Mateus Solano, ator

A vida de D. Pedro I coincide com o advento do constitucionalismo e da democratização dos saberes. Ventos liberais desencadearam as independências de muitas colônias americanas – inclusive a do Brasil -, e inspiraram compositores e poetas, entre eles Evaristo da Veiga, o autor do verso Já raiou a liberdade. O papel de D. Pedro como defensor do liberalismo e da Independência do Brasil é devidamente valorizado por uma obra destinada a leitores de todas as idades e estratos sociais. Além do foco na trajetória do músico, o livro valoriza o viés liberal do Imperador, que nos outorgou em 1824 a primeira e mais longeva constituição, vigente por 65 anos, até a Proclamação da República. É o momento do apogeu da criação musical no país, que atingiu níveis até então inigualados, e este também é um dos temas do livro.

A autora, a pesquisadora e musicista Rosana Lanzelotte, dedicou-se durante quatro anos a pesquisas sobre D. Pedro e suas obras musicais. A busca em bibliotecas do Brasil, Portugal, França e Áustria resultou em 19 edições, todas gratuitamente disponíveis através do portal Musica Brasilis, criado em 2009 pela autora do livro. As edições foram preparadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, a tempo de serem utilizadas e gravadas por orquestras e músicos do Brasil e do mundo em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil. As partituras foram utilizadas na gravação do álbum dedicado às obras de D. Pedro, gravado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

O livro Já Raiou a Liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo, disponível no formato impresso e e-book, é complementado por um álbum com obras para pianoforte de D. Pedro e de seu mestre Sigismund Neukomm, compositor austríaco que residiu no Brasil entre 1816 e 1821. O álbum O Amor Brasileiro, título do capricho de autoria de Neukomm, contém peças dedicadas a D. Leopoldina e D. Pedro, nunca antes gravadas, além dos dois mais conhecidos hinos de autoria do Imperador.

A obra foi lançada no Brasil na semana do aniversário do Imperador, em outubro de 2023, com três Recitais: Palácio São Clemente/RJ (11/10 às 19hs), Auditório do Museu Carlos Gomes – Campinas/SP (13/10 às 20hs) e Auditório do Museu do Ipiranga/SP (14/10 às 16hs).

Este projeto foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da EMS, apoio financeiro da Sirius e Pleni, e realização do Instituto Musica Brasilis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Contrapartidas educacionais, sociais e de acessibilidade 

Alinhadas aos objetivos principais do projeto, serão ofertadas gratuitamente ao público-alvo. Aos professores, será destinado um curso de 40 horas no formato online e um plano de aula elaborado pela autora do livro e pela pedagoga Adriana Rodrigues Didier, palestras ministradas pela autora para escolas públicas, acessibilidade dos conteúdos como audiobook e presença de intérprete de libras, doação de 300 unidades do livro impresso para escolas e/ou bibliotecas públicas e venda promocional do livro com 50% de desconto nos recitais de lançamento.

A gênese de uma obra

Musicista e pesquisadora, Rosana Lanzelotte une as competências ao escrever sobre os músicos que interpreta. A obra Música Secreta – minha viagem ao Brasil, sobre o período em que o compositor austríaco Sigismund Neukomm viveu no país, revelou  aspectos não conhecidos da vida musical na corte do rei D. João VI.

Professor de música de D. Pedro e D. Leopoldina, Neukomm com eles conviveu e lhes dedicou peças registradas no álbum O Amor Brasileiro, título de um capricho de sua autoria sobre um lundu brasileiro. Sob o incentivo de Neukomm, chegado ao Rio de Janeiro em 1816, D. Pedro escreveu as primeiras peças – valsas e hinos. Das primeiras, tem-se notícias através do catálogo do austríaco, embora não tenha sido encontrado nenhum exemplar. Porém, uma misteriosa Valse aparece em um álbum manuscrito do punho de Neukomm, contendo 25 peças para piano datadas do período vivido no Rio de Janeiro. A Valse é a única sem atribuição na folha de rosto, nem autógrafo ao final, ao contrário de todas as demais 24 peças. Poderia ser uma das valsas de D. Pedro, copiada por seu mestre, como era habitual, e por ele arranjada para orquestra, conforme informou em seu catálogo.

O último capítulo do livro menciona a estátua de D. Pedro situada na praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, tardia homenagem dos brasileiros a um dos fundadores do país. O monumento, celebrativo da primeira Constituição, foi inaugurado em 1862 com música de Neukomm: o monumental Te Deum, escrito em 1818 para a Capela Real, executado por orquestra de 242 músicos e coro de 653 cantores, regidos por Francisco Manoel da Silva, também discípulo do compositor austríaco. A música de Neukomm ainda era tocada mais de 40 anos após sua partida.

Os fatos e a música se conectam ao longo da história do Brasil. Lanzelotte evidencia essas conexões ao apontar as obras musicais – através de QR codes – e ao encerrar o livro com a cronologia que mescla os acontecimentos e as peças musicais a eles alusivas.

Sobre a autora

Musicista, pesquisadora e Doutora em Informática, criou em 2009 o portal Musica Brasilis para o resgate e a difusão dos repertórios brasileiros de todos os tempos. Com 45.000 acessos mensais e mais de 6.000 partituras de obras brasileiras, o portal se estabeleceu como referência. É a autora do livro MÚSICA SECRETA em que relata a trajetória no Brasil do compositor Sigismund Neukomm (2009). Publicou diversos artigos sobre as trajetórias musicais de D. Pedro e D. Leopoldina, bem como sobre a vida musical no Brasil no início do século XIX. Pelas realizações durante o bicentenário da Independência, em 2022, recebeu a Medalha Biblioteca Nacional - Ordem do Mérito do Livro e o Colar do Mérito Pedro, o Libertador (UFRJ). Foi merecedora do prêmio GOLFINHO DE OURO (Secretaria de Estado de Cultura, 2002) e da comenda CHEVALIER DES ARTS ET DES LETTRES (Governo francês, 2006).

Serviço

Preço do Livro:    R$60,00

Preço do E-book R$30,00

Para comprar:

Livraria da Travessa

Loja Clássicos

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS:

RIO DE JANEIRO/RJ

segunda, 4/12, às 19 horas

Livraria Janela

Shopping da Gávea - R. Marquês de São Vicente, 52

Gávea

 

sexta, 10/11, às 19 horas

Livraria da Travessa

R. Visconde de Pirajá, 572

Ipanema
 

PORTO ALEGRE/RS

quinta, 30/11, às 15 horas

Livraria Banca do Livro, MARGS

Praça da Alfândega, s/n

Centro histórico

 

BELO HORIZONTE/MG

sábado, 2/12, às 11 horas

Livraria da Rua

R. Antônio de Albuquerque, 913

Funcionários

 

BRASÍLIA/DF

quarta, 6/12, às 19 horas

Livraria da Travessa

Casa Parque

SGCV/Sul - Lote 22 - 4a

 

PARATY/RJ

sábado, 25/11,19 horas

Pousada Literária

R. Domingos Gonçalves de Abreu, 254

Centro histórico

 

Conversa com Rosana Lanzelotte e Pedro Correa do Lago

DIA: 18/01/2024

LOCAL: Livraria da Travessa - Shopping Leblon (Rio de Janeiro/RJ)

HORÁRIO: 19h

Entrada gratuita

Capacidade: 50 pessoas

Após o bate-papo, haverá sessão de autógrafos com a autora

 

Palestras:

Semana Acadêmica do CMB - Rio de Janeiro/RJ

Local: Conservatório de Música Brasileiro

Dia: 22 de fevereiro de 2024

Horário: 10h30

Destinado a alunos e professores

Capacidade: 200 lugares

Gratuito

 

CORUMBÁ/MS

Local: Instituto Moinho Cultural

Dia: 27 de julho de 2024

Horário: a confirmar

Capacidade: 100 pessoas

Gratuito

 

Ação educacional - evento exclusivo para alunos e professores da unidade escolar

 

GEA

Data: 5/12 (terça-feira)

Horário: 12h50

 

GEM

Data: 11/12 (segunda-feira)

Horário: 11h

Acessibilidade:

Pensando na melhor experiência para todos, ações de acessibilidade ficarão disponíveis durante o lançamento da obra, como a presença de intérpretes de libras nos recitais. O audiobook será disponibilizado gratuitamente para instituições voltadas a deficientes visuais. Conteúdos legendados estarão disponíveis em todos os canais digitais do Musica Brasilis.

Audiobook: disponível gratuitamente para portadores de deficiência visual. Entre em contato para solicitar o link: cintia@musicabrasilis.org.br.

Álbum digital:

“O Amor Brasileiro” - Rosana Lanzelotte (pianoforte)

Disponível nas principais plataformas de streaming de música 

Curso “D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”

Ministrado por Adriana Rodrigues Didier

10 encontros online, ao vivo, pela plataforma do Google Meet entre os dias 16/9 e 16/12, das 8h às 12h.

Destinado a professores da rede pública e estudantes de música

Sinopse: O curso tem como objetivo sensibilizar o público sobre a história e música do período real e imperial do Brasil, com ênfase na trajetória de D. Pedro I compositor. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a não só compreender as conexões entre música e história do Brasil, como a organizar seus planos de aula com estratégias didáticas e propostas diferenciadas, estimulando a curiosidade do aluno, ampliando a sua escuta e a sua expressão criadora.

Vagas: 100

Inscrições: https://forms.gle/j75xTspQYNoUBZLv9

Plano de aula

Disponível em: https://me-qr.com/bjhotKOI