Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro - Edital Retomada Cultural RJ2 - e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
“A obra vem preencher uma lacuna na historiografia e merece ser contemplada com a publicação. O apoio do portal Musica Brasilis amplifica a visibilidade do projeto.
Cabe destacar que a autora promoveu, recentemente, no auditório do Museu do Ipiranga, 4 concertos de música de câmara, com o repertório praticado no início do século XIX no Brasil, com muito sucesso, destacando a importância deste resgate histórico que deve ser apoiado e divulgado.
Venho, desta forma, reconhecer a pesquisa e recomendar a publicação da obra.”
Profª Rosaria Ono – Diretora – Museu Paulista da USP
“Nossa grande cravista, pesquisadora e responsável pelo maior acervo digitalizado de partituras brasileiras – Musica Brasilis –, Rosana Lanzelotte, acaba de escrever um livro sobre a obra composicional de d. Pedro I. Esperemos que essa obra chegue logo às livrarias, pois estamos todos curiosos para conhecer melhor a música desse grande brasileiro cujas qualidades como homem público manteve este país unido e independente – além de ser um precursor da abolição da escravatura.”
Maestro Julio Medaglia – TV e Radio Cultura
D. Pedro I era músico e compositor, faceta pouco conhecida de sua biografia. Além do Hino da Independência, compôs diversas obras, sempre com o objetivo de promover a valorização da nova Nação brasileira.
A vida de D. Pedro I coincide com o advento das monarquias constitucionais e da democratização dos saberes. Ventos liberais desencadearam as independências de muitas colônias americanas – inclusive a do Brasil -, e inspiraram compositores e poetas, entre eles Evaristo da Veiga, o autor do verso Já raiou a liberdade. O papel de D. Pedro como defensor do liberalismo e da Independência do Brasil será devidamente valorizado por uma obra destinada a leitores de todas as idades e estratos sociais.
É o momento do apogeu da criação musical no país, que atingiu níveis até então inigualados, e este é também um dos temas do livro.