Início do conteúdo

Clarineta

A clarineta é um instrumento de sopro do grupo das madeiras que possui uma palheta simples encaixada numa boquilha e um corpo cilíndrico. Curiosamente, o diâmetro interno de uma clarineta é menor do que o de uma flauta transversa soprano.

Como funciona?

O som da clarineta é produzido a partir da passagem da corrente de ar pela palheta simples vibrante e a ressonância na coluna de ar cilíndrica.

Um pouco de história...

As primeiras clarinetas possuíam poucos orifícios e apenas duas chaves e, assim como nos outros instrumentos das madeiras, progressivamente foi ganhando mais chaves. A clarineta moderna, com menos chaves, porém próxima àquela que conhecemos, foi concebida por volta de 1850.


Clarineta construida por Rottenburgh, Godefroid-Adrien (Bruxelas) - segunda metade do séc. XVIII

Atualmente a clarineta continua sendo construída em madeira e possui muitas chaves que fornecem a este instrumento uma quantidade de notas maior que os outros instrumentos da família das madeiras.

Uma característica curiosa da clarineta é que ela emite um som mais grave em comparação com outros instrumentos que possuem o mesmo tamanho que o seu, como é o caso da flauta e do oboé. Além de ser um instrumento de orquestra, a clarineta é ainda muito utilizada em grupos de jazz e de choro.

Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre a clarineta!