Instrumentos de Percussão

Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser percutidos (batidos), agitados, raspados ou friccionados para que produzam os sons.

Podem ser divididos em dois grupos principais: os de altura indefinida, percebidos pelo ouvido humano apenas como ruídos, como o chocalho e o tamborim,  e os de altura definida, que geram uma nota musical específica, como o tímpano, a marimba e o xilofone.

A família da percussão compreende inúmeros instrumentos, de diversos formatos e tamanhos, e podem ainda ser de simples ou complexa construção.

Como são tocados?

A vibração do próprio instrumento ou de uma membrana esticada fixada a ele faz com que tons ou ruídos sejam emitidos quando os instrumentos são batidos, agitados, raspados ou friccionados.

Um pouco de história...

Os instrumentos de percussão são os mais antigos instrumentos musicais e remontam aos primórdios da civilização humana.  Seu uso está relacionado a festas e celebrações religiosas e profanas, cerimônias fúnebres, danças e muitos outros eventos. São encontrados em todas as culturas e em todos os continentes e são indispensáveis, até os dias de hoje, a praticamente todos os gêneros e estilos musicais.

Famílias de Instrumentos Conheça outras famílias de instrumentos