Início do conteúdo

Catálogo de obras de Alberto Nepomuceno

06/05/2020

Alberto Nepomuceno (1864-1920), uma das figuras mais importantes e atuantes da música brasileira, deixou um conjunto de obras de diferentes gêneros, entre eles música sacra, canções, música sinfônica, música de câmara, ópera, peças para instrumentos solistas, para formações instrumentais e vocais.

 

É usualmente lembrado como precursor da música nacionalista no Brasil, autor do lema "Não tem pátria um povo que não canta em sua língua".

 

O catálogo geral de obras de Alberto Nepomuceno foi organizado por Sérgio Nepomuceno Alvim Correa, pesquisador e neto do compositor, e publicado pela FUNARTE em 1996 (2ª edição). Na relação de obras disponível neste portal, os códigos correspondem à numeração adotada no catálogo impresso, em que as obras foram agrupadas por instrumentação. A todos os códigos numéricos foi acrescido o prefixo AN, referente às iniciais do compositor. As obras não constantes do catálogo impresso foram adicionadas às respectivas seções com o acréscimo dos sufixos a, b, etc.

 

 

As obras para piano de Nepomuceno

 

Pianista e casado com uma pianista, foi ao piano que Nepomuceno se dedicou com maior afinco. Para o instrumento foram compostas suas primeiras obras e ao longo de sua vida podemos nelas observar o amadurecimento de sua escrita musical e algumas características gerais de seu estilo.

Nepomuceno não foi constante em sua produção pianística ao logo da vida, intercalando períodos de exclusiva dedicação ao piano com outros em que essa modalidade foi quase que completamente abandonada, dando lugar a composições orquestrais, entre outras.

Do repertório pianístico, destacam-se 23 peças para piano a 2 mãos e algumas obras para a mão esquerda. Estas últimas começaram a ser compostas em 1906, especialmente para sua filha Sigrid, que contava então com 8 anos de idade. Devido a um problema de nascença, ela não tinha a mão direita.

Para acessar o catálogo de obras de Alberto Nepomuceno: https://musicabrasilis.org.br/compositores/alberto-nepomuceno

 

Referências:

CORREA, Sérgio Nepomuceno Alvim. Alberto Nepomuceno - Catálogo Geral. Ed. FUNARTE. 1996.

VERMES, Mônica. A produção para piano a duas mãos de Alberto Nepomuceno - características gerais e proposta de um novo catálogo. In: Revista Música, São Paulo. V. 7, n. 1/2; p.59-91, maio/nov 1996.