Baroque in Rio 2019
Entre 29 de agosto a 2 de setembro de 2019, o festival Baroque in Rio ocupou locais históricos do Rio …
Entre 29 de agosto a 2 de setembro de 2019, o festival Baroque in Rio ocupou locais históricos do Rio de Janeiro com obras de compositores barrocos em espetáculos apresentados pelos melhores músicos franceses e brasileiros.
A música barroca era o “rock” do século 18, ouvida e dançada nos salões, animando as festas da nobreza. O estilo barroco encontrou solo fértil no Brasil e se traduziu no melhor de nossa arquitetura.
O festival Baroque in Rio renova o intercâmbio entre o Brasil e a França no campo da música barroca e evidencia repertórios criados durante o período da Missão Artística Francesa. Uma das principais atrações é a estreia moderna da Abertura, escrita em 1819 no Rio de Janeiro, há exatos 200 anos, por Sigismund Neukomm (1778 - 1858), o único músico da missão. Outro ponto alto do festival é a apresentação dos concertos para 2 e 4 cravos de J.S.Bach.
Sob a direção artística dos cravistas Olivier Baumont e Rosana Lanzelotte, o festival conta com a participação de Julien Chauvin (violino barroco e regência), Christine Plubeau (viola da gamba), Jeanne Zaepfell (soprano) e Cristiano Gaudio (cravo), ao lado dos brasileiros Marcelo Fagerlande (cravo), Felipe Prazeres (violino), Quinteto Fantástico e Orquestra da UNIRIO.
Programação dos espetáculos:
Bach, Bach, Bach: concertos para 2 e 4 cravos de J.S.Bach (30/8/2019) – https://youtu.be/9t_B01d7N3U
Cravos: Olivier Baumont, Rosana Lanzelotte, Marcelo Fagerlande, Cristiano Gaudio
Violinos: Julien Chavin, Felipe Prazeres
Quinteto Fantástico: Marco Catto (viola), Marcus Ribeiro (cello), Rodrigo Favaro (contrabaixo)
Concert Français (31/8/2019) – https://youtu.be/eeoKCtSHc8Y
O melhor da música barroca francesa!
Programa:
M. Lambert - Airs de cour
M. Marais - Les folies d’Espagne
A. Forqueray - Pièces de clavecin
J. M. Leclair – Sonate
J.P. Rameau - Premier Concert
Artistas: Julien Chauvin (violin barroco), Olivier Baumont (cravo), Christine Plubeau (viola da gamba) Jeanne Zaepfell (soprano), Cristiano Gaudio (cravo)
Música para o novo reino (1/9/2019)
Elevado à categoria de Reino em 1816, o Brasil recebe o primeiro Embaixador francês, o Duque de Luxemburgo, em companhia do qual chega o compositor austríaco Sigismund Neukomm (1778 – 1858). Nascido em Salzbugo, como Mozart, tornou-se amigo de José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830). Inaugurou os repertórios sinfônicos no país, tendo escrito a Abertura, dedicada ao Duque, há 200 anos, que será apresentada pela primeira vez em tempos modernos.
Programa:
J.M. Nunes Garcia – Abertura Zemira
S. Neukomm – Abertura (1819)
W.A. Mozart – Sinfonia Jupiter
Orquestra da UNIRIO - Regente Titular: Guilherme Bernstein
Regência: Julien Chauvin - Participação especial: Madá Nery (narração)
Ajude o instituto
Musica Brasilis
Para manter a música brasileira viva, o Instituto conta com a doação de diversos colaboradores. Faça parte.
Quero doar