
Carlos Gomes nas Relações Culturais Internacionais do Império do Brasil entre 1863 e 1878
Entre o começo da década de 1860 e o final da década de 1870, Antonio Carlos Gomes passou de uma jovem promessa da cena musical brasileira a um dos compositores mais executados no mais prestigiado teatro de óperas da Itália, fato que justifica seu amplo reconhecimento como o principal compositor de óperas das Américas no século XIX. A extensa bibliografia sobre o compositor, aliada à consulta de documentos oficiais e cartas da época, revela que sua projeção internacional foi calcada em ações culturais promovidas pelo governo imperial brasileiro e suas autoridades – notadamente o imperador Pedro II. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo investigar a posição ocupada pelo maestro Carlos Gomes nas Relações Culturais Internacionais do Império do Brasil ao longo do período em que o compositor foi oficialmente financiado pelo Estado (1863 a 1878), compreendendo sua relevância para a transplantação de tradições culturais europeias no Brasil e para a projeção da cultura brasileira no exterior. Através da Pesquisa Documental, observa-se que o destaque internacional do maestro se deu enquanto um resultado não esperado de iniciativas culturais voltadas para o âmbito doméstico, mas que esse mesmo sucesso permitiu que as autoridades políticas do Império do Brasil enxergassem a relevância da dimensão cultural para a construção de uma imagem positiva do país no exterior, selecionando a música de Carlos Gomes para iniciativas pioneiras com essa finalidade. Observa-se ainda que a trajetória do maestro demarca um período de transição entre o patronato promovido pelo imperador brasileiro e os primórdios de uma Diplomacia Cultural voltada à difusão de expressões culturais que reiterassem a adesão do país ao ideal civilizatório europeu sem abdicar da definição de uma cultura nacional brasileira.
Autor: Eduardo Brasil de Mattos
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