Este projeto propõe a realização de 10 espetáculos didáticos para estudantes da rede municipal de ensino. O repertório abrange os diversos momentos da história musical carioca, compreendendo a música praticada pelos indígenas, jesuítas, escravizados, chegando aos repertórios dos séculos XIX, XX e XXI. Os espetáculos são mediados e as obras musicais serão contextualizadas e situadas em seu período histórico. Participam dos espetáculos os músicos Mauro Senise (flauta e sax), Rosana Lanzelotte (cravo e mediação) e David Chew (cello).
Os espetáculos serão realizados em escolas de rede municipal. Um dos espetáculos será gravado e o vídeo ficará disponível através do canal YouTube do proponente (13.000 inscritos e 25.000 visualizações / mês).
Será desenvolvida CARTILHA IMPRESSA para ser distribuída gratuitamente ao público. Os conteúdos serão desenvolvidos com abordagem transversal de modo a estabelecer as relações entre a música e a história do Rio de Janeiro.
Será desenvolvido PLANO DE AULA gratuito para ser utilizado por professores a fim de preparar os estudantes para os espetáculos e possibilitar o posterior desenvolvimento de trabalhos.
Crianças com formação musical possuem melhor gerenciamento do cérebro. Estudos científicos recentes comprovam que a prática musical durante a infância contribui para ampliar as habilidades cognitivas denominadas Funções Executivas, necessárias para aprender, raciocinar ou se concentrar.
O projeto valoriza a riqueza e diversidade da produção musical carioca através dos tempos.
A contextualização sócio histórica valoriza os repertórios e contribui para a sua fruição.
José Maurício Nunes Garcia (Rio, 1767-1830) - Lição nº 5 do Método para Pianoforte
Joaquim Manoel da Câmara (Rio, séc XIX) – transcritas por Sigismund Neukomm
Brando Zéfiro Suave
Se queres saber a causa
Landum (recolhido por Spix e Von Martius entre 1817 e 1820)
Chiquinha Gonzaga (Rio de Janeiro, 1847 – 1935)
Lua Branca
Corta Jaca
Ernesto Nazareth (Rio de Janeiro, 1863 — 1934)
Atrevidinha
Odeon
Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887 – 1959) Choro nº 1
Mauro Senise (flauta e sax)
Rosana Lanzelotte (cravo e mediação)
David Chew (cello)
Adriana Rodrigues (coordenação pedagógica)
Cintia Pereira (produção executiva e administrativa)
Mniemeyer (assessoria de comunicação)