Início do conteúdo

Clavicórdio

O clavicórdio foi muito popular entre os séculos XVI e XVIII, sobretudo nos países de língua alemã, Escandinávia e Península Ibérica.

Como funciona?

O som é produzido pela percussão das cordas, normalmente feitas de bronze ou ferro. Ao acionar as teclas, pequenas lâminas de metal chamadas tangentes percutem as cordas, produzindo sua vibração. A intensidade do som produzido pelo clavicórdio é muito delicada, o que levou este instrumento a ser mais utilizado para estudo, no ambiente doméstico, e como auxiliar na composição.

Um pouco de história...

O clavicórdio foi criado no final da Idade Média e uma das primeiras referências ao instrumento data de 1502, na Inglaterra, no reinado de Henrique VII. Durante o período Barroco, seu uso foi muito difundido nos países de língua alemã, sobretudo como auxiliar para os compositores e como instrumento de estudo para tecladistas. Sabe-se que J. S. Bach (1685-1750) tinha afinidade com o instrumento.

Durante o Classicismo, o clavicórdio foi caindo em desuso e somente em meados do século XX ressurgiria. Na música moderna, alguns compositores e instrumentistas utilizaram o clavicórdio em suas canções, amplificando o som eletronicamente. Na canção "For no one"(1966) dos Beatles, Paul McCartney toca um clavicórdio.