O acordeão ou acordeon é um instrumento portátil que possui dois teclados – normalmente um semelhante ao do piano e outro constituído por botões – ligados por um fole.
Quando o fole do instrumento é acionado através da movimentação da mão esquerda do músico, o ar produzido alimenta a vibração de palhetas livres, feitas em aço temperado e localizadas no interior do instrumento.
A mão esquerda do músico manipula ainda o chamado teclado baixo, formado por botões e que produz tanto notas simples quanto acordes determinados. Já a mão direita é a que opera o teclado agudo, similar ao do piano e responsável pela execução da melodia.
Foi inventado pelo alemão Christoph Ludwig Buschmann em 1821 e desenvolvido pelo austríaco Cyrillus Demian em 1829. Originou-se de seu mais primitivo ancestral, o instrumento milenar chinês Cheng.
No Brasil, foi introduzido pelos imigrantes alemães e italianos. Tornou-se popular através de Luiz Gonzaga, músico nordestino que ainda difundiu outro termo para denominar o acordeão: sanfona.
Luiz Gonzaga e sua sanfona - Memorial Luiz Gonzaga - Recife - Pernambuco
Embora a sanfona atualmente esteja relacionada à música nordestina brasileira, compositores eruditos do século XX, como Alban Berg e Sergei Prokofiev, incluíram-na em obras importantes.