Início do conteúdo

Bateria

 

 

 

A bateria é um conjunto de tambores de diversos tamanhos e timbres e de pratos colocados de forma organizada para serem percutidos por um único músico, denominado baterista. O baterista normalmente toca usando um par de baquetas ou vassourinhas para percutir os instrumentos.

Como funciona?

A bateria é um conjunto de instrumentos de percussão e, assim, o som é produzido quando o músico percute sua superfície com as baquetas. Os tambores normalmente são feitos de madeira ou plástico, ou ainda de metal e outras ligas. O baterista deve tocar sentado à frente da caixa, mantendo seu pé esquerdo sobre o chimbal e o direito sobre o pedal do bumbo.

 

Um pouco de história...

A bateria começou a ser utilizada no início do século XX e era inicialmente tocada por mais de um músico. Com a invenção dos pedais e suportes para a caixa, passou a ser tocada por apenas um músico. A bateria tem sido muito utilizada em estilos musicais como o jazz, hip-hop, rock e pop, entre outros. A partir da década de 80, os fabricantes passaram a criar também baterias eletrônicas.