Início do conteúdo

Exposição interativa

01/07/2019

Música brasileira, universal, sem fronteiras

MIX MUSICAL, CIRCULARIDADE CULTURAL: a música brasileira é a perfeita síntese das culturas de que somos herdeiros. Melodias europeias se mesclam a ritmos africanos e instrumentos indígenas, em harmonia rica de diversidades.

Iniciativa inovadora e contemporânea, a exposição BRASILIANA MUSICAL traça um panorama abrangente da música brasileira através de vídeos, instrumentos musicais, realidade aumentada e instalações interativas.

Realizada no Museu Histórico Nacional entre julho e agosto de 2019, a mostra exibirá, pela primeira vez, raros instrumentos musicais pertencentes ao acervo do museu.

Com curadoria da pesquisadora e Doutora em Informática Rosana Lanzelotte, a exposição se apoia nos conteúdos reunidos ao longo de 10 anos para o portal Musica Brasilis.

Serão realizados 2 ESPETÁCULOS DE ATIVAÇÃO transmitidos ao vivo e registrados para posterior difusão através da web.
 

 

A exposição se apoia nos conteúdos reunidos ao longo de 10 anos para o portal MUSICA BRASILIS, apresentados em cinco módulos:

 

A - IMAGENS DA MÚSICA - ESPAÇO IMERSIVO

Vídeo construído a partir de iconografia relativa às práticas musicais desde o século 16 até os dias de hoje. As informações relativas às imagens e trilha sonora estarão acessíveis através de realidade aumentada. O ponto de partida é a melodia tupinambá anotada por Jean de Léry (1557), o registro mais antigo que se tem da música praticada no Brasil. Desde então, viajantes e artistas de todas as épocas retratam músicos em ação: Debret, Rugendas, Portinari e os grafiteiros do século 21.

B - MAPA MUNDI INSTRUMENTAL: em uma mesa “touch” é possível identificar a origem dos instrumentos utilizados nas práticas musicais brasileiras.

C - COLEÇÃO DE INSTRUMENTOS:

Os instrumentos musicais serão grupados por famílias de acordo com o uso.

Destaque especial será dado aos instrumentos notáveis pertencentes ao acervo do Museu Histórico Nacional:

  • o piano que pertenceu ao compositor americano Louis Moreau Gottschalk, falecido no Rio de Janeiro há exatos 150 anos;
  • a pianola que pertenceu a D. Pedro I;
  • o violão e batutas do compositor Carlos Gomes;
  • o violão do Cazuza.

D - LINHA DO TEMPO DA MÚSICA BRASILEIRA: propicia o acesso a informações e vídeos de obras de mais de 500 compositores brasileiros. Os conteúdos são provenientes do portal Musica Brasilis e podem ser filtrados por autor, período e gênero.

E - JOGOS:

MESA MUSICAL: possibilita uma experiência lúdica e colaborativa. Os visitantes "criam" a própria música a partir de trechos pré-gravados acionados pela movimentação de peças em uma mesa cenografada. As diferentes seções da mesa correspondem aos "ingredientes" da música: ritmo, melodia e harmonia.

JOGO DE MIX: possibilita aos visitantes entender, através de animações, como funciona a notação musical. Os visitantes podem atuar sobre o volume de partes da instrumentação, para compreender como se somam para formar a música.

Toda a sinalização e informações nos totens interativos estarão disponíveis em português e inglês.