Início do conteúdo

Cornet

O cornet , instrumento que se assemelha visualmente ao trompete, é usado principalmente por músicos de jazz e em bandas militares; é um instrumento de técnica de execução muito parecida com o mencionado trompete. A diferenca está na forma da coluna de ar e no desenho do bocal. 

Como funciona?

Seu funcionamento é semelhante ao dos outros instrumentos da família de sopro de metais, onde é necessária a vibração dos lábios do músico no bocal do instrumento para que o som seja produzido.

Um pouco de história...

O cornet surgiu como o desenvolvimento da corneta postal (posthorn), usada pelos carteiros do passado, quando lhe acrescentaram válvulas semelhantes às da trompa. Depois passaram a ter pistões como os trompetes. A corneta lisa, mostrada abaixo, pode ser considerada como um ancestral do cornet e do trompete. 

Corneta lisa (séc. XIX)

 

No início do século XIX, para facilitar a afinação, foram adicionadas à ela cinco chaves, passando a ser  chamada de corneta com chaves, corneta a pistom ou bugle. Posteriormente o número de chaves foi sendo aumentado, podendo chegar ao número de 12.

Corneta com chaves ou Bugle (séc. XIX)

 

Ainda no século XIX no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, cornetas com chaves ou sem chaves eram importadas e muito vendidas em lojas de instrumentos musicais, como demonstram jornais cariocas da época.  Em 1828, por exemplo, eram vendidas "cornetas de chaves próprias para Batalhões elegantemente trabalhadas e bem entoadas" na rua direita.

 

A corneta ou pistom no Brasil foi gradativamente caindo em desuso ao longo do século XX, sendo substituída pelo trompete moderno.