Início do conteúdo

Musica Brasilis - cinco séculos de música brasileira (exposição interativa)

01/05/2023

Musica Brasilis - ontem, hoje amanhã - exposição interativa

 

Instrumentos, imagens, instalações interativas e jogos proporcionam um panorama abrangente das práticas musicais brasileiras desde o descobrimento até os dias de hoje.

 

 

 

O vídeo ao lado refere-se à matéria veiculada na TV Globo em outubro de 2014, relativa a exposição similar apresentada no âmbito dos 450 anos do Rio de Janeiro.

 

Módulos da exposição

1) IMAGENS DA MÚSICA - através de REALIDADE AUMENTADA, percorre-se a iconografia relativa à música brasileira, desde a mais antiga – um ritual tupinambá (Hans Staden) -, passando por Debret, Rugendas e chegando ao século XXI.  A trilha sonora inclui o canto tupinambá anotado por Jean de Léry em 1557 – o registro mais antigo que se tem da música praticada no Brasil.

2) TEMPO: uma linha do tempo interativa propicia o acesso a informações, áudios e vídeos de obras de autoria de mais de 300 compositores brasileiros de todos os tempos. Os conteúdos são originários do portal Musica Brasilis. A linha do tempo pode ser filtrada por período e gênero.

3) INSTRUMENTAL: coleção de instrumentos de origem indígena, europeia e africana. Em um totem interativo, o visitante seleciona vídeos que mostram como funcionam os instrumentos de diversas famílias – teclados, cordas, percussão e sopro -, em que músicos descrevem suas características e emprego na música.

4) MESA DE MIX: possibilita aos visitantes entender, através de animações, como funciona a notação musical. Os visitantes podem atuar sobre o volume de partes da instrumentação, para compreender como se somam para formar a música. Os repertórios são de compositores radicados no Rio de Janeiro: Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, entre outros.

5) MESA DE COMPOR: possibilita uma experiência lúdica e colaborativa. Os visitantes podem experimentar e "criar" a sua própria música, a partir de trechos pré-gravados acionados pela movimentação de peças em um frame multitoque. As diferentes seções da mesa correspondem aos "ingredientes" da música: ritmo, melodia e harmonia.