Início do conteúdo

IAML Brasil - nova diretoria

27/02/2019

Seção Brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas e Arquivos de Música

A IAML (Associação Internacional de Bibliotecas e Arquivos de Música) tem como objetivos: 

  • Incentivar e promover as atividades de bibliotecas, arquivos e centros de documentação relacionados à música e materiais musicais, fortalecer a cooperação entre instituições e indivíduos que trabalham nesses campos e publicar informações sobre seu trabalho.
  • Promover a compreensão da importância cultural das bibliotecas de música, arquivos e centros de documentação, tanto nacional como internacionalmente.
  • Apoiar e facilitar a realização de projetos em bibliografia musical, documentação musical e biblioteconomia musical tanto nacional como internacionalmente.
  • Promover a disponibilidade de publicações e documentos relacionados à música, especialmente para incentivar o intercâmbio e o empréstimo internacional.
  • Incentivar e apoiar o desenvolvimento de padrões nas áreas de interesse da associação.
  • Promover a disponibilidade de educação e formação profissional adequadas.
  • Promover o controle bibliográfico de materiais musicais de todos os tipos.
  • Apoiar a proteção e preservação de documentos musicais de todos os períodos.
  • Cooperar com outras organizações das áreas de biblioteconomia, arquivística, ciência da informação, música e musicologia.
  • Organizar um congresso internacional anual de seus membros.
  • Publicar um periódico – Fontis Artis Musicae - que trate dos assuntos de interesse profissional.

Inaugurada em outubro de 2009, a Seção Brasileira da IAML está em fase de consolidação e busca a adesão de instituições e profissionais para constituir um fórum permanente de discussão das questões inerentes à atuação na área de bibliotecas e arquivos de música situados no país.  As recentes adesões da Fundação Biblioteca Nacional e do Museu Villa-Lobos vem reforçar a atuação da associação em âmbito nacional.

A tendência internacional de convergência em direção ao padrão de descrição RDA (Recurso, Descrição e Acesso) requer discussões pelas instituições brasileiras, que a IAML-Brasil se propõe a promover. O primeiro encontro nacional sobre o assunto, a que a Presidência da IAML Brasil estará presente, acontecerá em Florianópolis entre 16 e 18 de abril próximo: rdanobrasil.org

A recente publicação pelo CONARQ das Diretrizes para a gestão de documentos musicográficos é outra questão que demanda a reflexão a nível nacional.

A diretoria para o biênio 2019-2020 coloca-se à disposição e convoca as instituições e profissionais a aderirem à IAML-Brasil, entendendo que se trata de uma oportunidade para potencializar a difusão nacional e internacional de um de nossos maiores ativos: a música brasileira.

Rosana Lanzelotte, Instituto Musica Brasilis, Presidente
Beatriz Magalhães Castro, UNB, Vice-presidente 
Mary Angela Biason, Museu Carlos Gomes, Secretária
Nivia Zumpano, Instituto Musica Brasilis, Tesoureira