Seção Brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação Musicais
A IAML (Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação Musicais) tem como objetivos:
- Incentivar e promover as atividades de bibliotecas, arquivos e centros de documentação relacionados à música e materiais musicais, fortalecer a cooperação entre instituições e indivíduos que trabalham nesses campos e publicar informações sobre seu trabalho.
- Promover a compreensão da importância cultural das bibliotecas de música, arquivos e centros de documentação, tanto nacional como internacionalmente.
- Apoiar e facilitar a realização de projetos em bibliografia musical, documentação musical e biblioteconomia musical tanto nacional como internacionalmente.
- Promover a disponibilidade de publicações e documentos relacionados à música, especialmente para incentivar o intercâmbio e o empréstimo internacional.
- Incentivar e apoiar o desenvolvimento de padrões nas áreas de interesse da associação.
- Promover a disponibilidade de educação e formação profissional adequadas.
- Promover o controle bibliográfico de materiais musicais de todos os tipos.
- Apoiar a proteção e preservação de documentos musicais de todos os períodos.
- Cooperar com outras organizações das áreas de biblioteconomia, arquivística, ciência da informação, música e musicologia.
- Organizar um congresso internacional anual de seus membros.
- Publicar um periódico – Fontis Artis Musicae - que trate dos assuntos de interesse profissional.
Inaugurada em outubro de 2009, a Seção Brasileira da IAML está em fase de consolidação e busca a adesão de instituições e profissionais para constituir um fórum permanente de discussão das questões inerentes à atuação na área de bibliotecas e arquivos de música situados no país.
A diretoria para o biênio 2021-2022 se coloca à disposição e convoca as instituições e profissionais a aderirem à IAML-Brasil, entendendo que se trata de uma oportunidade para potencializar a difusão nacional e internacional de um de nossos maiores ativos: a música brasileira.
Beatriz Magalhães Castro, UNB, Presidente
Mary Angela Biason, Museu Carlos Gomes, Secretária