Exposição 5 séculos

01/01/2017

MUSICA BRASILIS - 5 SÉCULOS DE MÚSICA - EXPOSIÇÃO pretende mostrar a diversidade das práticas musicais brasileiras, desde os cantos tupinambás, passando pela música de origem europeia e africana, chegando ao choro, samba, bossa nova e o funk. A música brasileira de todos os tempos e gêneros é mostrada de forma inovadora, através de REALIDADE AUMENTADA E INSTALAÇÕES INTERATIVAS.

Esta iniciativa se apoia na atuação do INSTITUTO MUSICA BRASILIS que, há oito anos, está à frente de ações que visam o resgate e difusão da música brasileira de diversos períodos e gêneros.

A TECNOLOGIA e a INOVAÇÃO se fazem presentes nas realizações do MUSICA BRASILIS, em decorrência das áreas de atuação de sua idealizadora, a musicista a Drª em Informática ROSANA LANZELOTTE.

Diante da INEXISTÊNCIA DE UM MUSEU DA MÚSICA no país, foi concebido um conjunto de instalações interativas que possibilitam aos visitantes:

- experimentar, através de uma sala de imersão, a conexão entre IMAGEM e MÚSICA através dos tempos;

- visitar INSTRUMENTOS de diversas origens, saber de onde vem, como são construídos e ver como são utilizados pelos músicos;

- interagir com a PRIMEIRA LINHA DO TEMPO DA MÚSICA BRASILEIRA, concebida por solicitação do comitê Rio2016, um dos mais importantes legados culturais dos jogos olímpicos (http://timelinemusicabrasileira.org.br).

- entender como funcionam as PARTITURAS de música, através do JOGO DE MIX;

- brincar de compor, através da MESA MUSICAL.

Com a curadoria de Rosana Lanzelotte, a exposição conta com um time de pesquisadores especializados em diversos aspectos de nossa história musical.

Depois de ter recebido 20.000 visitantes em 2016 no CCBB-BH, planeja-se a itinerância em 2017 por outras unidades do CCBB: Brasília., Rio de Janeiro e São Paulo.